Petrobras investiu US$ 180 milhões na Argentina no primeiro semestre do ano

10/08/2004 - 20h28

Rio, 10/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - Os investimentos feitos pela Petrobras na Argentina, englobando empresas com participação ou controladas pela estatal brasileira, totalizaram US$ 180 milhões no primeiro semestre deste ano, com geração de cerca de 11,5 mil postos de trabalho ocupados por argentinos naquele país. As informações foram fornecidas pela Assessoria de Imprensa da Petrobras.

A incorporação da nova empresa integrante do Sistema Petrobras, a Petrobras Energia Participaciones S/A, resultante do acordo para compra de 58,6% do capital da Perez Companc S/A, aprovado pelo governo argentino em maio de 2003, elevou a produção de petróleo e gás da empresa brasileira no exterior de cerca de 70 mil barris diários para 260 mil barris por dia, informou a estatal.

Segundo a assessoria, a Petrobras argentina conta atualmente com 595 estações de serviços, além de outras 110 pertencentes à rede da Petrobras Energia. No setor elétrico, a participação da Petrobras é de 6,5% na geração do país. Os ativos da companhia englobam três usinas, das quais duas hidrelétricas (Piedra Del Águilla e Pichi Picún Leufú) e uma termelétrica a gás (Genelba). No segmento de distribuição, a Petrobras está presente através de participação na Edesur, em toda a região central de Buenos Aires, capital argentina, em área superior a 2,1 milhões de clientes.

As empresas controladas pela Petrobras na Argentina são a Petrobras Energia, presente também no Brasil, Bolívia, Venezuela, Equador e Peru; EG3; Petrolera Santa Fé; Petrobras Argentina e Mega.