Trinta e dois países participam do Fórum Cultural Mundial em São Paulo

25/06/2004 - 23h07

Fabiana Uchinaka
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Representantes de pelo menos 32 países devem participar do Fórum Cultural Mundial - Brasil 2004, que tem como tema o papel da cultura e da arte na transformação social e no desenvolvimento humano.

O evento será aberto oficialmente no domingo com um grande show musical no Parque do Ibirapuera, com apresentações do ministro da Cultura, Gilberto Gil, e do artista franco-espanhol Manu Chao.

O Fórum prossegue até 04 de julho no Anhembi e, segundo o programa, terá a presença, entre outras personalidades, do ex-presidente de Portugal Mário Soares, do cineasta argentino Fernando Solanas, o filósofo francês Nicolas Borraiaud e do curador e poeta nigeriano Okwui Enwezor.

Eles participarão do espaço de debates do Fórum — a Convenção Global, que será aberta no Teatro Municipal pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e pela prefeita da capital paulista, Marta Suplicy.

A Convenção Global deverá reunir mais de cem atividades, das quais também participarão, do lado brasileiro, o sociólogo Emir Sader, a artista plástica Maria Bonomi, o historiador Nicolau Sevcenko e outros.

Mostras artísticas vão espalhar atrações nacionais e internacionais por diversos pontos da cidade. Na dança, o destaque é o encontro da brasileira Cristina Moura com novos coreógrafos de países como Hungria, Austrália, China, Estados Unidos e Chipre.

Na música, dois pontos altos são os shows de Hermeto Paschoal e Altamiro Castilho, e um duo do nigeriano Tony Allen com a cantora Sandra de Sá. A dramaturgia estará representada por espetáculos da Cia. Amok de Teatro e do Centro de Pesquisa Teatral Antunes Filho.

Paralelamente estará ocorrendo a Feira de Idéias e Oportunidades, um espaço aberto ao público em geral, com entrada franca, que pretende estimular a troca de informações sobre cultura e arte. No Fórum Virtual, qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, poderá participar de debates pelo site http://www.forumculturalmundial.org.

No domingo, 27, também vão se apresentar Rappin´Hood, B-Negão (da banda Planet Hemp), Rossi (do Pavilhão 9), Marcelo Yuka (O Rappa) e Paula Lima.