Fundador do PDT lembra feitos de Brizola à frente do governo fluminense

22/06/2004 - 0h25

Douglas Correa
Repórter da Agência Brasil

Rio - O presidente nacional do PDT, Leonel de Moura Brizola, 82 anos, não resistiu a uma parada cardíaca hoje à noite e morreu às 21h29, no hospital São Lucas, em Copacabana, zona sul do Rio. O ex-deputado federal Vivaldo Barbosa, fundador do PDT, disse que a perda de Leonel Brizola abre uma lacuna irreparável na política nacional brasileira. "Todos fomos pegos de surpresa, neste momento. Brizola sentiu uma forte gripe em sua última viagem ao Uruguai, de onde chegou na última quinta-feira".

Vivaldo Barbosa citou como grandes feitos de Brizola no governo do Rio a criação dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), "onde a criança chegava pela manhã e só retornava para casa no final do dia de banho tomado". O projeto, concebido junto com o professor Darcy Ribeiro, era a "menina dos olhos" de Brizola. Barbosa lamentou que o programa tenha sido "praticamente abandonado por seus sucessores".

Também no governo Brizola, segundo Vivaldo, foi construída a Passarela do Samba, na avenida Marquês de Sapucaí, um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. "Acabou com aquele monta e desmonta das arquibancadas em todo carnaval", comentou ele.

Além disso, lembra o fundador do PDT, o ex-governador acabou também com o Grupamento Marítimo de Salvamento, que ficava ligado à secretaria de Polícia Civil, e passou a responsabilidade do patrulhamento das praias do Rio de Janeiro para o Corpo de Bombeiros. A iniciativa, segundo Vivaldo, deu certo, e os casos de morte por afogamento foram reduzidos ano a ano no litoral carioca, servindo de exemplo para outros países.