ONG lança programa de adoção de árvores para reflorestar Mata Atlântica

04/06/2004 - 21h11

Fabiana Uchinaka
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A partir deste mês, cidadãos e empresas podem adotar árvores para ajudar a reflorestar áreas de mananciais da Mata Atlântica. Depois do programa Click Árvore, que resultou em três milhões de árvores plantadas, a ONG Fundação SOS Mata Atlântica lança o Programa Florestas do Futuro. Ele pretende mobilizar empresas e cidadãos na adoção de árvores para o reflorestamento de bacias da Mata Atlântica. O programa será desenvolvido inicialmente em cinco bacias: rio Tibagi (PR), rio Tietê (SP), rio Paraíba do sul (MG/SP/RJ), rio Doce (MG/ES) e rio de Contas (BA). A ONG planeja plantar inicialmente 1.700 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em áreas rurais cujos recursos hídricos estejam ameaçados.

Cada árvore custará uma taxa fixa única de R$ 10, preço correspondente aos gastos com plantio, educação ambiental, auditoria por empresa reconhecida, equipe de relacionamento, assistência técnica, extensão rural, cuidados e manutenção para lotes de 10 mil árvores ou mais, num período de cinco anos.

"Nossa expectativa é que quatro milhões de árvores sejam plantadas e acompanhadas nos próximos cinco anos. Depois a natureza se encarrega", explica Adauto Basílio, diretor da SOS Mata Atlântica. Para que isso aconteça, serão necessários R$ 40 milhões, principalmente para plantio nas propriedades particulares nas quais os donos não possuam recursos. O dinheiro virá de dois programas. Um para empresas, o "Programa Fidelidade Empresarial", o outro dos cidadãos, através do site "Florestas do Futuro" (www.florestasdofuturo.org.br).