Inmet participa de encontro sobre comércio exterior no Rio

15/05/2004 - 15h51

Rio, 15/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) vai participar do 76º Encontro de Comércio Exterior (76º Encomex), que será realizado no Rio de Janeiro no dia 19 de maio, na sede de Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).

No evento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, também estarão presentes a Agência de Promoção de Exportações (Apex- Brasil), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebra, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federa,l a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), entre outras instituições.

Segundo a Assessoria de Imprensa do Inmetro, o objetivo principal do encontro é aumentar a participação de empresários interessados em vender seus produtos no mercado internacional e expandir ainda mais as exportações. O Rio de Janeiro é um importante aliado no esforço do governo federal, de aumentar as exportações brasileiras.

No ano passado, de acordo com dados do Inmetro, o estado vendeu para o exterior US$ 4,8 bilhões em produtos, um crescimento de 32%, comparando-se com o mesmo período de 2002. Com este resultado, o Rio de Janeiro é o quinto maior exportador do Brasil. Somente no primeiro quadrimestre do ano, as vendas fluminenses para o mercado externo chegaram a US$ 1,6 bilhão.