Rio, 11/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Petrobras vai patrocinar 189 projetos culturais de várias regiões do país no biênio 2004/2005. Desses, 141 foram escolhidos depois de uma ampla seleção pública, da qual participam 3.736 inscritos, e 48 são convidados da empresa. O anúncio dos contemplados no Programa Petrobras Cultural foi feito hoje pelo presidente da estatal, José Eduardo Dutra, e contou com as presenças do ministro da Cultura, Gilberto Gil.
Lançado em novembro do ano passado, o Programa Petrobras Cultural tem como um dos principais objetivos democratizar o acesso aos patrocínios no país. Ao todo serão investidos R$ 60 milhões, sendo R$ 10 milhões para os projetos musicais; R$ 10 milhões para o patrimônio – memória das artes e patrimônio imaterial; R$ 23 milhões na produção de cinema – curtas e longas metragens, e R$ 15 milhões para as iniciativas dos convidados, que incluem formação, difusão e reflexão artística, como mostras e festivais de cinema, fóruns e seminários. Outros R$ 2 milhões devem ser liberados em julho em mais um processo de seleção de projetos para lançamento de longas-metragens em salas comerciais.
Ao contrário da primeira edição, dessa vez o Programa Petrobras Cultural buscou a descentralização dos investimentos, normalmente concentrados no eixo Rio- São Paulo e de outras grandes capitais do país. Apesar das duas cidades do Sudeste terem sido responsáveis por 68% dos projetos selecionados, foram contempladas iniciativas de cidades como Ariquemes, em Rondônia; Araruama e Niterói, no Rio de Janeiro; Tatuí, Atibaia, São Bernardo do Campo e Campinas, em São Paulo; Mariana e Lavras, em Minas Gerais; Olinda, em Pernambuco; Santarém Novo, no Pará, e Distrito Federal.
O ineditismo do programa se reflete também na seleção de projetos de preservação de danças e tradições populares, além de manifestações musicais regionais de todo o país.
O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, reafirmou a importância da participação de tantos interessados em conseguir patrocínio cultural. Ele disse que a empresa vai trabalhar para que cada vez mais regiões brasileiras sejam beneficiadas com os patrocínios, de forma a contemplar a grande diversidade cultural do país.
O ministro Gilberto Gil destacou a ênfase dada ao cinema digital e à preservação do patrimônio histórico e cultural do país na seleção pública dos projetos. E ressaltou a importância da iniciativa de empresas, como a Petrobras, de fazer parceria com as instituições públicas, que enfrentam dificuldades causadas pela falta de recursos para viabilizar a produção cultural.