Pnud lança relatório sobre América Latina

20/04/2004 - 22h23

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O relatório sobre América Latina, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), será divulgado no Brasil, amanhã (21), às 9h, na sede do PNUD em Brasília, no Ed. Cooporate Center. O documento será apresentado em entrevista coletiva do representante-residente da entidade, Carlos Lopes, com a participação do ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, do secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, e do Embaixador da Delegação da União Européia no Brasil, Alberto Navarro.
.
O relatório foi baseado em um extenso trabalho de pesquisa. Foram entrevistados cerca de 19 mil latino-americanos em pesquisas de opinião conduzidas em 18 países da região: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México,
Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Também é parte do relatório um resumo dos pontos de vista da elite política latino-americana embasado em entrevistas individuais com 231 líderes regionais, de sindicalistas a empresários, de acadêmicos a jornalistas e políticos, inclusive ex-presidentes, como Fernando Henrique Cardoso. A esse material de pesquisa juntam-se ainda ensaios encomendados a alguns dos mais respeitados analistas políticos da região.