Redução de juros decidida pelo Copom é a segunda no ano

14/04/2004 - 21h20

Brasília, 14/04/2004 (Agência Brasil - ABr) - Após quase três horas de reunião, os oito diretores do Banco Central e o presidente do banco, Henrique Meirelles, decidiram por unanimidade reduzir a taxa básica de juros da economia de 16,25% ao ano para 16% ao ano, sem viés. Isto significa que a taxa básica somente poderá ser alterada na próxima reunião mensal do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).

É a segunda redução dos juros neste ano e a decisão era esperada, desde a semana passada, pela maioria dos agentes do mercado financeiro. A indústria, no entanto, não recebeu a notícia muito bem, segundo o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro, que qualificou como "cautelosa" a decisão do Banco Central. "Isso mostra um excesso de cautela em relação à trajetória de inflação", disse. Segundo Monteiro, o corte de 0,25 ponto percentual é insuficiente para garantir a retomada do crescimento econômico.

Para parte do sistema bancário, a queda nos juros básicos já permite reduções nas taxas cobradas em alguns serviços. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, anunciou que a partir de amanhã (15) será possível contrair empréstimos a juros reduzidos em algumas linhas de financiamento. Os juros do crédito pessoal da Caixa usado para a Restituição do Imposto de Renda passarão de 3,55% ao mês para 2,70% ao mês, aos clientes que recorreram ao crédito no ano passado, e para 2,90% ao mês, aos demais clientes. As taxas dos cartões da Caixa também baixaram: a mínima passa para 4,61% e máxima, para 9,54%.

A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 18 e 19 de maio. Na próxima semana, o Banco Central detalhará – com a divulgação da ata da reunião encerrada hoje – os motivos que levaram à redução da taxa básica de juros da economia brasileira.