Lula pede apoio à presidenta da Irlanda para rever regra da OMC

29/03/2004 - 23h03

Gabriela Guerreiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje a cooperação internacional como melhor instrumento para garantir a paz mundial. "O preço da segurança coletiva é a solidariedade, e o preço da segurança internacional é a cooperação", enfatizou. Durante discurso em jantar em homenagem à presidenta da Irlanda, Mary McAleese, Lula também lamentou os atentados terroristas de 11 de março em Madri, na Espanha, e reiterou a luta do Brasil no combate à violência internacional.

Na avaliação do presidente brasileiro, o multilateralismo exerce papel fundamental na solução dos principais problemas mundiais. Lula ressaltou o papel da Irlanda na luta contra o terror e disse que, assim como o país conseguiu superar este mal, a União Européia conseguirá combater a violência sob o comando da Irlanda – que até o final do primeiro semestre ocupa a presidência temporária do bloco econômico. "A União Européia está empenhada em reagir com voz firme e unida", enfatizou Lula.

O presidente aproveitou o jantar para pedir o apoio das autoridades irlandesas na revisão de regras impostas pela Organização Mundial do Comércio (OMC) nas relações comerciais internacionais. "Regras que a exemplo dos milionários subsídios à agricultura dos países ricos, não favorecem a redução dos enormes desníveis de desenvolvimento que se verificam no seio da comunidade internacional", completou.

Em tom otimista, Lula disse que a visita de Mary McAleese vai deslanchar o comércio bilateral e, também, o fortalecimento das relações entre o Mercosul e a União Européia. A presidente da Irlanda está no Brasil desde a última sexta-feira acompanhada de uma comitiva de empresários que pretendem ampliar os investimentos no país. Em 2003, a Irlanda investiu cerca de US$ 388 milhões no Brasil.

Lula aproveitou o encontro para também pedir o apoio dos irlandeses no combate à fome. Segundo o presidente brasileiro, a Irlanda é hoje um dos países desenvolvidos que mais destina recursos aos países do Terceiro Mundo.

Mary McAleese não poupou elogios à política de combate à fome conduzida pelo presidente brasileiro. Na opinião da chefe de Estado irlandesa, a liderança de Lula e a proposta de um Fundo Mundial de Combate à Fome vai atrair a participação de várias autoridades internacionais para esta causa. "Sua luta contra a fome marca a influência do Brasil na agenda internacional", ressaltou a presidenta.