Técnicos da Receita ameaçam entrar em greve no dia 1º de abril

26/03/2004 - 20h38

Brasília, 26/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Os técnicos da Receita Federal ameaçam entrar em greve a partir do dia 1º de abril, caso o governo não atenda às reivindicações da categoria de reajuste salarial e investimentos emergenciais na Secretaria da Receita Federal. A decisão foi tomada em assembléia no Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal (Sindireceita).

De acordo com o presidente do Sindireceita, Reynaldo Puggi, desde de 1989 a receita já perdeu 4 mil técnicos, transferidos para outros órgãos do governo ou que pediram demissão por estarem insatisfeitos com o salário. O piso salarial da categoria é R$ 2.400,00. O percentual de aumento reivindicado varia entre 70% e 85%.

"Há 19 meses, estamos aguardando um projeto do governo contemplando os reajustes e a reforma. Sabemos que o governo está sensível a isso, mas a sensibilidade tem que virar prática. Nosso prazo para que isso aconteça é primeiro de abril", diz Puggi. Ele lembrou que o governo se comprometeu a revisar a tabela de vencimentos dos Técnicos da Receita Federal, através da MP 46/2002, resgatando a relação de remuneração com a dos auditores e policiais federais, que hoje é de R$ 4.130,00.

Caso a greve se confirme, em todos os postos de atendimento haverá atraso no processamento das declarações de Imposto de Renda, e deixarão de ser emitidos CPF e CGC, entre outros serviços.

A Receita Federal não comenta o assunto.