Radiobrás apresenta "O Brasil Interrompido: 40 Anos do Golpe Militar de 1964"

26/03/2004 - 21h55

A partir desta segunda-feira (29), a Radiobrás une esforços para narrar histórias e mostrar análises sobre o Golpe Militar de 1o de abril de 1964. Durante duas semanas, repórteres colheram em áudio, vídeo e texto doze depoimentos inéditos. O material será transmitido por todas as emissoras da Radiobrás (TV Nacional, NBr, Rádio Nacional AM, Rádio Nacional FM e Rádio Nacional da Amazônia, Agência Brasil), de acordo com suas diferentes linguagens.

A série de depoimentos leva o título de "Brasil Interrompido: 40 anos do Golpe Militar de 64". A iniciativa busca reconstituir essa importante passagem da história contemporânea brasileira a partir dos mais diversos pontos de vista envolvidos nos episódios que culminaram na derrubada do então presidente João Goulart.

A partir das vozes e lembranças de Waldir Pires, Gilberto Gil, José Serra, José Sarney, Franklin Martins, Aldo Arantes, Sepúlveda Pertence, Jarbas Passarinho, Maria da Conceição Tavares, Paul Singer, Frei Betto, Miguel Arraes, Clara Charf e Clodomir de Moraes, escrevemos a história do golpe.

Além dos depoimentos, a Agência Brasil, bem como as TVs e rádios do sistema Radiobrás, terão, ao longo da semana, extensa programação relativa à lembrança dos 40 anos do Golpe.

Na Agência Brasil, reportagens especiais disponibilizadas ao longo da semana traçarão um retrato dos aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais do Brasil dos anos 60.

As TVs apresentam, de segunda a sexta-feira, sempre às 21 horas, uma série de documentários, com fatos e histórias de personagens marcantes da época. Na segunda (29), "O Mestre", vídeo produzido pela TV Câmara, mostra a trajetória de vida do sociólogo Florestan Fernandes. Na terça (30), "Barra 68", de Vladimir Carvalho, traça a história da utopia da criação da Universidade de Brasília. Na quarta (31), "O Golpe de 64", produção da Rede Minas, mostra detalhes dos acontecimentos que levaram à ruptura institucional de 1o de Abril. Na quinta (1o), "Vale a Pena Sonhar" traz às telas a trajetória libertária do militar socialista Apolônio de Carvalho. Na sexta (2), fecham a série os filmes "Sobre os Anos 60" e "Sobre os Anos 70", produzidos pelo Instituto Itaú Cultural.

Cinco reportagens especiais serão exibidas cada uma nos três principais telejornais da casa, NBR Manhã (8h), Notícias de Brasília (13h30) e NBR Noite (20h). Na segunda-feira, o contexto social, econômico e cultural em que ocorreu o Golpe. Na terça, os polêmicos projetos de reforma urbana e agrária do governo Jango. Na quarta, uma análise sobre as propostas de reforma educacional e de voto para os analfabetos, em debate na época. Na quinta, reforma bancária e lei de remessas. Na sexta, depoimentos de pessoas que participaram do governo em 1964 e personagens falando da experiência de ter vivido na época.

Nas rádios, entrevistas ao vivo com analistas e personagens que viveram a época estarão presentes por toda a programação da semana. A programação musical também fará alusão à época do Golpe.