Pesquisa CNI/Ibope demonstra preocupação da população com a economia

26/03/2004 - 20h47

Nádia Faggiani
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A pesquisa feita pelo Ibope, a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada hoje, que mostra queda da aprovação do governo federal e do presidente Lula, revela a preocupação da população com a situação econômica.

Numa pergunta de múltiplas respostas, os entrevistados apontaram como ação mais importante do governo, para os próximos dois anos, a redução de impostos (34%), a redução da inflação (28%) e o incentivo às pessoas que querem abrir seu próprio negócio (27%).

No que se refere à geração de empregos, pioraram as opiniões e quase dois terços dos entrevistados (63%) desaprovam o desempenho do governo no combate ao desemprego. O índice de desaprovação também subiu em relação ao combate à inflação, passando de 38% para 53% em três meses.

Perguntados sobre o aumento do valor das contribuições previdenciárias, 55% dos entrevistados disseram desaprovar a ação, enquanto 35% aprovam. Em relação à política de juros, a desaprovação passou de 43% para 50%.

A maioria dos entrevistados disse aprovar a decisão do governo Lula de fechar todos os bingos do País. Dentre os entrevistados, 53% concordaram com o fechamento e 36% acham que o governo agiu de maneira equivocada porque "milhares de pessoas que estavam trabalhando ficaram sem emprego". Na área de segurança pública, a desaprovação passou de 56% para 59%.

Social positivo

Em relação aos programas sociais, algumas ações do governo permanecem com saldo positivo. No combate à fome e à pobreza, a pesquisa, que ouviu 2 mil pessoas, verificou 59% de aprovação. No último levantamento, realizado em dezembro do ano passado, o índice de aprovação foi de 73%.

A atuação do governo em relação aos programas sociais nas áreas de saúde e educação também registrou saldo positivo de 53%, apesar de ter caído 8 pontos percentuais em relação ao ano passado.

Foram ouvidas duas mil pessoas.