Brasil e Canadá firmam protocolo para pesquisa sobre emissão de gases na atmosfera

22/03/2004 - 15h07

Rio, 22/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A preocupação do Canadá com a construção de um sistema sustentável de energia neste século foi um dos assuntos debatidos por representantes do governo daquele país e o presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, em encontro no Rio. O motivo da reunião foi a assinatura de um protocolo de intenções entre os dois países visando ao desenvolvimento de pesquisas conjuntas sobre a emissão de gases que causam o efeito estufa.

De acordo com o ministro de Mercados Novos e Emergentes do Canadá, Gar Knutson, o governo do seu país identificou o Brasil como um dos três países (os outros são China e Índia) com os quais deve estabelecer prioridade em acordos de cooperação. "Neste encontro, identificamos várias áreas em que podemos estabelecer cooperação. Além do setor de energia elétrica, o de petróleo e gás também poderá ser estudado". O ministro canadense disse que uma missão comercial virá ao Brasil "em breve" e destacou interesse de seu país de firmar acordos de transferência de tecnologia.

O protocolo assinado hoje faz parte do Programa Emissão Zero de Gases Efeito Estufa, da Eletrobrás, que tem entre suas metas diminuir ao mínimo as emissões de gases na atmosfera pelas usinas do grupo. Um dos exemplos da atuação da empresa nesse sentido é o Programa Biodiesel, que pretende substituir o óleo diesel usado nos sistemas isolados do Norte e Nordeste por óleo combustível produzido a partir de plantas como a mamona e o dendê.

Depois do encontro, uma das comemorações do Dia Mundial da Água, Rosa falou sobre a preocupação de ambos os países com este recurso natural. "Como nós, os canadenses utilizam muito a água para gerar energia. Neste encontro de hoje, ficou claro que não podemos ver este recurso somente como fonte de energia, subtraindo outros usos.Todo projeto hidrelétrico deve se adequar a esses usos. Não podemos ver a água só como uma empresa elétrica", declarou.