Lula reafirma compromisso de dobrar recursos para pesquisa

16/01/2004 - 20h41

Paula Medeiros
Repórter da Agência Brasil

Piracicaba (SP) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que o Brasil irá ocupar o espaço que "há muito tempo já devia ter ocupado na economia mundial". E para isso, ressaltou, é preciso investir em pesquisa. "Eu tenho o compromisso de dobrar o investimento em pesquisa nesse país. E os recursos para este investimento virão do aumento da arrecadação".

O presidente defendeu que para uma Nação ser respeitada e conquistar a sua soberania, é preciso conhecimento tecnológico. Segundo Lula, o país dará agora passos que deveriam ter sido dados há 40 anos: investir em educação e em pesquisa. "É dificil ganhar um jogo quando se está três gols atrás, mas o país está preprarado para disputar esse jogo mesmo estando em desvantagem", disse.

O presidente participou hoje da instalação do Polo de Biocombustivel na Escola Superior de Agricultural Luiz de Queiroz. O complexo irá ampliar a capacidade competitiva do Brasil na produção de energia renovável. Lula lembrou que o mundo caminha para a utilização cada vez maior da energia renovável, que é menos poluente. A tecnologia desenvolvida neste complexo, segundo ele, tem grande potencial exportador.

O presidente Lula ressaltou que a nova tecnologia deve ser usada, também, para gerar empregos nas regiões mais pobres do país, como é o caso do semi-árido. "A prioridade é garantir, já que estamos usando recursos da natureza e conhecimento brasileiro, que as pessoas mais pobres desse país, lembradas apenas pela fome e pela miséria, possam conquistar a sua dignidade", disse o presidente.

O presidente Lula segue ainda hoje para São Bernardo do Campo, onde passará o final de semana.