Governo do Rio oferece mais de 8 mil vagas para cursos em diversas áreas

14/12/2003 - 14h34

Rio, 14/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Mais de 8 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação nas áreas de turismo, indústria naval e serviços, entre outros setores, serão oferecidas a partir de amanhã (15), em vários municípios fluminenses, pela Secretaria estadual de Trabalho e Renda-Setrab. Os cursos fazem parte do Plano Territorial de Qualificação (Planteq-2003) – financiado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) – que prevê a capacitação de 11 mil trabalhadores até janeiro de 2004. As inscrições podem ser feitas nos centros de oportunidades da Setrab ou nas comissões municipais de emprego.

O secretário Marco Antonio Lucidi esclareceu hoje que o planejamento estratégico realizado pelo órgão teve o objetivo de qualificar trabalhadores em áreas onde já existem empregos. A capacitação de jovens em busca do primeiro emprego e requalificação de profissionais de meia e terceira idades que encontram dificuldades de inserção no mercado de trabalho foram outras preocupações da Secretaria, declarou Lucidi.

Das vagas ofertadas, 6.438 se concentram na Região Metropolitana e Baixada Fluminense, nos cursos de hotelaria, atendimento ao cliente, informática, gestão de cooperativas rurais, artesanato, confecção de adereços e indumentária, eletricista e encanador industrial, bombeiro hidráulico, operadores de caldeira, guindaste e empilhadeira, motorista de coletivos, soldadores, técnica de vendas, operador de telemarketing, aperfeiçoamento de empregada doméstica, acompanhante de idosos, entre outros.

As 1.992 vagas restantes estão distribuídas pelas regiões do Médio Paraíba (630), Baía da Ilha Grande (462), Serrana (410), Centro-Sul (270), Norte Fluminense (120), Baixada Litorânea (80) e Noroeste Fluminense (20). Os interessados poderão obter mais informações na Ouvidoria do Trabalho, pelo telefone 2299-2001, de segunda a sexta-feira, no horário comercial.