Governo do Rio comemora amanhã Mês do Voluntariado

14/12/2003 - 14h46

Rio, 14/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Secretaria estadual de Ação Social, comemora amanhã (15), em solenidade no Palácio Guanabara, o Mês do Voluntariado, reunindo os 1.200 voluntários do Programa Cheque Cidadão, um dos mais bem sucedidos programas de distribuição de renda e de combate à pobreza e à miséria do país.

Segundo o secretário de Ação Social, Fernando William, o trabalho dos voluntários contribui para que o custo operacional do programa seja zero. "É ele quem recebe e entrega os cheques às famílias beneficiadas. Ele também recolhe as notas fiscais de compras dos produtos e presta contas aos técnicos do programa. Tudo isso sem receber nenhum centavo do governo. Sem eles, certamente, o programa não atingiria o grande número de pessoas beneficiadas, pois o custo operacional seria maior", disse William.

Os 1.200 voluntários são indicados pelas entidades cadastradas no programa Cheque Cidadão e atuam nos 60 municípios. Criado em 1999, o programa de renda mínima Cheque Cidadão repassa 62 mil cupons, no valor de R$ 100,00, às famílias de baixa renda, e cinco mil para idosos com renda inferior a um terço do salário mínimo. O cheque vale para comprar produtos alimentícios, de limpeza e de higiene. O beneficiado não pode comprar bebida alcoólica nem cigarro.