Educação assina convênio com Prefeitura de São Paulo

10/12/2003 - 21h39

São Paulo, 10/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministério da Educação e a Prefeitura de São Paulo assinaram hoje dois convênios para a criação do Complexo Educacional da Zona Leste, que tem como objetivos principais promover o desenvolvimento econômico da região da cidade, combater a exclusão social e atuar de forma estratégica na expansão da saúde pública.

Trata-se de um novo modelo público de ensino, incluindo os níveis técnico e superior, visando privilegiar a população carente, que tem dificuldades de acesso a centros educacionais. A idéia é levar ensino de qualidade e especialização aos jovens da zona leste, sendo que os estudantes da rede pública terão acesso preferencial.

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, disse que não poderia faltar à cerimônia de assinatura do acordo, realizada no Palácio das Indústrias, sede do governo municipal. O ministro lembrou, bem humorado, de um conselho do presidente Lula: estar sempre na foto nos momentos históricos para o país. "Eu não queria deixar de sair na foto, e por isso estou aqui", disse.

O ministro destacou que o exemplo de São Paulo deve ser seguido por todo o país, porque é inovador em quatro aspectos. "É um conceito novo na forma de ingresso, na localização e na estrutura do ensino – misturando o ensino técnico médio com o ensino superior – e na preocupação com a inclusão de pessoas que não são aquelas que tradicionalmente entram na universidade", destacou, acrescentando também que "é novo na organização, misturando o Governo Federal, o Governo Municipal – e eu espero que o Governo Estadual -, sindicatos, Organizações Não Governamentais, tudo junto, para fazer uma instituição inclusiva, competente e alegre".

A primeira unidade do complexo vai funcionar em anexo ao Hospital Municipal da Cidade Tiradentes, com cursos na área de biomédicas (Enfermagem, Farmácia, Nutrição e outros). Segundo a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, o projeto pretende "melhorar a distribuição de investimentos e oportunidades que minorem as disparidades sociais e espaciais da nossa cidade. Por isso a Cidade Tiradentes e a Zona Leste". A prefeita destacou, também, a estratégia do seu governo. "Queremos que o investimento no ensino de qualidade seja um dos motores na transformação dessa região", afirmou.

Segundo o projeto da Prefeitura, a região de Itaquera terá a partir de 2006 cursos das áreas de administração pública e de empresas e de engenharia. O objetivo é formar mão-de-obra qualificada na região para atrair a instalação de indústrias no local.