ONS não descarta uso de termelétricas para evitar falta de energia no Nordeste

03/12/2003 - 20h13

Brasília, 3/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Mário Santos, não descarta a possibilidade de utilizar usinas térmicas emergenciais para abastecer os estados do Nordeste.

Na última sexta-feira (28), Santos informou que as usinas seriam acionadas nesta semana, para oferecer, em média, 500 megawatts (MW), porque os níveis dos reservatórios da região estão muito baixos.

Segundo ele, as térmicas emergenciais não começaram a funcionar por causa das chuvas que caíram no último final de semana na região Norte, que poderá fornecer energia elétrica para os estados do Nordeste. Mário Santos disse que o bom indício permitiu ao ONS protelar a decisão de acionar as térmicas emergenciais.

"Há uma probabilidade elevada de usar as usinas térmicas emergenciais, mas temos chances de poder protelar isso e oferecer uma operação segura da maneira mais econômica possível", afirmou Mário Santos, esclarecendo que o adiamento da decisão é também uma forma de economizar, já que a energia produzida pelas usinas emergenciais é cara.

Mário Santos informou ainda que não há risco de racionamento na região. Ele ressaltou que o ONS pretende adotar medidas preventivas com custo baixo para os usuários e que garantam total fornecimento de energia ao Nordeste.

As usinas térmicas emergenciais foram contratadas pelo governo para evitar um novo racionamento de energia e são pagas com a arrecadação do encargo emergencial, o seguro-apagão.