pauta

01/12/2003 - 18h41

Rio, 1/12/2003 (Agência Brasil – ABR) – O Centro Cultural Justiça Federal realiza amanhã (2), a partir das 18 horas, noite de autógrafos dos livros Tauã – A Verdade Verdadeira que Seu Norberto Contou e Salvo Conduto, Um Vôo na História, este em 2a. edição. O autor é o militar, aeronauta e líder sindical Paulo de Mello Bastos , que iniciou suas atividades como escritor aos 80 anos, relatando suas memórias políticas na obra Salvo Conduto, publicada pela 1a. vez em 1998.
De acordo com informação divulgada hoje, nesta capital, pela assessoria de imprensa do CCJF, o livro "relata importantes momentos do passado em que o autor foi protagonista, como quando convenceu Miguel Arraes e Leonel Brizola a se reunirem no mesmo palanque, ao lado de Jango, no histórico comício da Central do Brasil, em 1964".
Já o livro Tauã – a verdade verdadeira que seu Norberto contou é inspirado na avó de Mello Bastos, Tauã, e constitui seu 1o. romance. Na avaliação do Ministro do STJ e membro da Academia Alagoana de Letras, Humberto Gomes de Barros, Tauã é, "antes de tudo, surpreendente (...) O romance condensa os sentimentos e costumes que orientaram a sociedade rural nordestina nos primeiros anos posteriores à abolição da escravatura". (Alana Gandra)