pauta

25/11/2003 - 19h38

DECRETO INSTITUI NESTA QUARTA-FEIRA O PROGRAMA DE SOFTWARE LIVRE O MARANHÃO

São Luís, 25/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - O governador José Reinaldo Tavares assina decreto amanhã no auditório do Palácio dos Leões, que institui o Programa de Software Livre do Governo do Maranhão (Prosol). O ato se constituirá como um passo decisivo para a atração de empresas e posterior e implantação de um pólo de software no estado.

De acordo com o decreto a ser assinado pelo governador, a política estadual de software livre ficará a cargo, em nível estratégico, das gerências de Estado de Planejamento Orçamento e Gestão (GEPLAN) e de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico (GECTEC), sob a coordenação da primeira. No nível tático, a atribuição operacional foi delegada à Unidade Gestora de Tecnologia da Informação (UGT) da Geplan.

A solenidade terá a participação do presidente da Associação Brasileira de Empresas de Software Livre, Sandro Nunes Henrique, convidado a proferir uma palestra.

A filosofia do Prosol consiste, dentre outras, em promover a liberdade de uso dos programas para qualquer fim. O que não e possível com softwares fechados, como o da Microsoft, por exemplo.
O gestor da UGT, João Bacelar Portela Filho, informou que atualmente o Governo do Estado possui em torno de 15 sistemas trafegando na sua rede (Unirema), cerca de 180 links e 4.000 estações de trabalho.

Segundo o gerente de Planejamento, Orçamento e Gestão, Luciano Moreira, a implantação do Programa de Software Livre do Estado vai permitir melhoria da qualidade, redução de custos, aumento da segurança, redução do poder do fornecedor e diminuição do risco de processos judiciais.