Começa encontro de parlamentares negros das Américas e Caribe

21/11/2003 - 20h38

Brasília, 21/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), abriu,hoje, o Primeiro Encontro de Parlamentares Negros das Américas e do Caribe, que será realizado até o próximo domingo, no aditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O seminário está sendo promovido pela Câmara dos Deputados, Senado Federal e a Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial.

Participam do evento parlamentares negros, representantes de entidades civis de diversos países das Américas e do Caribe, além de observadores de Parlamentos africanos. Durante os debates, os parlamentares negros das Américas e do Caribe irão abordar a realidade dos afro descendentes.

De acordo com o presidente da Frente Parlamentar, deputado Luiz Alberto (PT-BA), durante o encontro os participantes irão construir uma rede de relações entre entidades e parlamentos dos países participantes visando a realização de ações comuns, além de trabalhar pela criação de um programa de ação permanente em defesa da igualdade racial e da conquista de políticas públicas a partir das premissas debatidas e aprovadas no encontro.

Participaram da abertura do Primeiro Encontro de Parlamentares Negros, o Ministro do Trabalho, Jaques Wagner, a Ministra Matilde Ribeiro , o embaixador Samuel Ribeiro Guimarães Neto, representando o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, além de outras autoridades dos poderes Executivo e Legislativo.