Ex-presidente argentino diz que ALCA é inevitável

18/11/2003 - 22h31

Brasília, 18/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - "A ALCA é inevitável". A declaração foi feita nessa terça-feira pelo presidente da Comissão de Representantes do Mercosul, Eduardo Duhalde, após uma reunião com o Presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Segundo Duhalde, o processo de integração continental é inevitável. A questão é como e quando. O ex-presidente argentino aproveitou o tema para criticar o protecionismo dos países da América do Norte, afirmando que a prática causa enormes prejuízos ao Mercosul. Ele ressaltou que é preciso proteger a produção agropecuária do mercado comum e a união de seus integrantes é a melhor forma de fazer isto.
Durante o encontro com o Presidente Lula, foi discutida a decisão comum, do Brasil e da Argentina, de acelerar a integração do Mercosul, cabendo a Duhalde as negociações com os presidentes do Uruguai e do Paraguai. Outro tema abordado foi a situação política da Bolívia, ponto em que ambos concordaram sobre a necessidade de auxiliar a consolidação da democracia do país andino.
O Presidente Lula também convidou o ex-presidente argentino para acompanhá-lo em sua viagem a países árabes, durante a primeira semana de dezembro. Duhalde aceitou o convite.

Rafael Gasparotto.