Gil elogia lançamento da revista ''Nossa História'', da Biblioteca Nacional

18/11/2003 - 21h17

Rio, 18/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, elogiou a iniciativa da Biblioteca Nacional de lançar a revista "Nossa História", primeira revista mensal dedicada à História do Brasil. Para ele, uma instituição como a Fundação Biblioteca Nacional não poderia deixar de buscar uma nova forma de dialogar com o público, de dentro para fora. "Esse é o objetivo do Ministério e da nossa biblioteca. Fazer com que o público tenha elementos mais contantes de atração para que ele possa exercitar essas duas mãos do tráfego necessário entre nós: a biblioteca levando as coisas até o público, que é uma novidade; e o público vindo saudar as coisas que a biblioteca faz".

Já o jornalista Zuenir Ventura, disse que a revista é uma grande contribuição não só para o jornalismo, como para a própria história. "Aquilo que a gente dizia, que o Brasil não tinha memória, não gostava de seu passado, acho que está mudando. Acredito que a aceitação será boa, o projeto gráfico está muito bonito".

Nesta primeira edição, Nossa História, que já está nas bancas por R$ 6,80, traz como destaque o artigo "O Brasil de todos os pecados", do historiador Ronaldo Vainfaz, que revela que no Brasil colônia expressões religiosas despertavam a libido de homens em mulheres. A maioria das ilustrações são do acervo da própria Biblioteca Nacional.