Operação Verão reforça policiamento na Lagoa e no Arpoador

08/11/2003 - 10h58

Rio, 8/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Polícia Militar (PM) do Rio está apresentando neste fim de semana uma novidade na Operação Verão: a Praia do Arpoador e a Lagoa Rodrigo de Freitas vão receber reforço de policiamento a cavalo do Regimento Coronel Enyr Cony dos Santos (RCECS), a partir das 13 horas de hoje. A Operação Verão envolve 1.300 homens, incluindo 50 agentes do serviço reservado, que estarão infiltrados entre os freqüentadores das praias, munidos de câmeras e rádios para facilitar a identificação dos responsáveis por possíveis tumultos.

A antecipação do esquema foi anunciada há duas semanas, logo após os incidentes ocorridos na zona sul, quando o sol forte, depois de dias de chuva, surpreendeu a própria PM e a falta de policiamento deixou gangues da zona norte à vontade para promover arrastões, assaltar e depredar ônibus.

Segundo a Coordenadoria do Palácio Guanabara, a Operação Verão conta com apoio do helicóptero Fênix 1 e de duas lanchas do Grupamento Aeromarítimo (GAM). Os policiais atuam na orla, realizando rondas a pé, em viaturas, em quadriciclos, de motocicleta, com cães e a cavalo. O policiamento também foi reforçado nos pontos finais de ônibus e terminais rodoviários. No trânsito, estão previstas operações de revista de carros e ônibus em pontos estratégicos do trajeto para a praia.

Apesar das previsões meteorológicas de um dia de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuvas, o carioca aproveita o sol forte, que está aumentando a temperatura, para lotar as praias da orla marítima da zona sul e também da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste.

A Secretaria Estadual de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros também realizam Operações Verão, com cerca de 300 homens desenvolvendo atividades de apoio aos guarda-vidas nas diversas praias da cidade.