Brasil desperdiça anualmente 26,3 milhões de toneladas de alimentos, diz FAO

08/10/2003 - 17h57

Brasília, 8/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Brasil desperdiça 26,3 milhões de toneladas de alimentos, que vão para o lixo anualmente, segundo o técnico da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) José Tubino, que participou à tarde do Seminário sobre Agricultura Urbana, na sede da Embrapa.

O desperdício, segundo Tubino, geralmente ocorre nos processos de embalagem, transporte e armazenamento, além do que é atirado no lixo. E compreende toda a cadeia produtiva, da lavoura ao consumidor final. Dos 55 milhões de toneladas de frutas, legumes e verduras produzidos por ano, cerca de 13 milhões (23%) não chegam à mesa dos brasileiros, acrescentou.

Segundo a Asssociação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o desperdício de alimentos no Brasil é estimado em 1,4% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, o que equivale a US$ 1 bilhão por mês. Calcula-se que as toneladas perdidas de alimentos seriam suficientes para alimentar 35 milhões de pessoas por mês.

José Tubino lembrou que o Brasil também desperdiça muita água doce, com vazamentos na rede de abastecimento ou problemas como ligações clandestinas. O cálculo é de que 40% a 60% da água tratada e levada à rede de distribuição sejam perdidos, tornando o país campeão mundial em desperdício residencial, concluiu.