Clientes da Celg (GO) vão pagar conta 10,99% mais cara

02/10/2003 - 22h10

Brasília, 2/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Companhia Energética de Goiás (Celg) foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aplicar reajuste de 10,99% às suas tarifas. O aumento já tinha sido homologado, mas a concessionária não pôde repassar para as tarifas porque tinham deixado de pagar dois encargos do setor elétrico: a Reserva Global de Reversão (RGR) e a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

A distribuidora só recebeu a autorização depois que a Aneel foi informada, pela Eletrobrás, quem recebe o pagamento dos encargos, que a empresa tinha parcelado a dívida. O reajuste será repassado de maneira diferenciada para as categorias de consumidores. Por exemplo: para os clientes residenciais a conta de luz vai ficar 10,02% mais cara.

A Companhia atende a 237 municípios em Goiás. Com o reajuste da Celg, a Companhia Hidroelétrica São Patrício (Chesp) poderá também reajustar suas tarifas, uma vez que a companhia compra energia da Celg. Ela também estava impedida de reajustar suas tarifas porque a Celg estava inadimplente. O aumento será de 24,23% para os clientes residenciais. A Chesp distribui energia para 25 mil unidades consumidoras em dez municípios, também do estado de Goiás.