Atletas da Ginástica Rítmica estréiam no Mundial da Hungria

23/09/2003 - 15h23

Brasília, 23/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - As ginastas representantes da equipe individual do Brasil, Larissa Barata,Tayanne Mantovaneli e Mônica Rizzo, estréiam nesta quarta-feira (24), no Campeonato Mundial Pré-Olímpico de Ginástica Rítmica em Budapeste, na Hungria, em busca da classificação para as Olimpíadas de 2004. Elas estão no grupo B e as primeiras apresentações serão com arco e bola. No dia 25, serão feitas as apresentações com maças e fitas.

Estão participando 131 ginastas individuais de 46 países, que concorrem a 24 vagas em Atenas. Ao todo, serão classificadas 20 ginastas no individual e 8 conjuntos, além do "Wild Card", convite para três ginastas individuais e dois conjuntos não classificados e que serão escolhidos pela Federação Internacional de Ginástica (FIG). O Comitê Olímpico Internacional (COI) também indicará uma ginasta do individual, totalizando as 24 que disputarão as Olimpíadas. Na competição individual, os países classificados de 1º a 5º lugar levarão duas ginastas para Atenas. Segundo as regras da FIG, as 10 melhores ginastas que não estiverem entre esses cinco países, estarão classificadas.

No dia 26, será a vez da estréia do conjunto do Brasil, com as ginastas "meninas de ouro" do Pan-Americano de Santo Domingo: Dayane Camillo, Thalita Nakadomari, Ana Maria Maciel, Fernanda Cavalieri, Gabriela Andrioli e Natália Eidt. Nas competições de conjunto, classificam-se os oito melhores entre os 24 conjuntos de 24 países inscritos. A FIG também convida mais dois conjuntos: do país-sede das Olimpíadas (caso não se classifique entre os oito primeiros) e do continente (que também não se classificou entre os oito no Mundial). Cada conjunto fará duas séries: a primeira com fitas e a segunda com arco e bola. No último Mundial de 2002, o conjunto do Brasil ficou em 8º lugar. O resultado das ginastas classificadas para as Olimpíadas de Atenas, tanto do individual como do conjunto será divulgado sexta-feira (26). Nos dias 27 e 28 acontecem as finais Individual Geral e Conjunto.

No último Mundial Pré-Olímpico realizado em Osaka, no Japão, em 1999, o Brasil esteve representado no individual pelas ginastas Alice Sirangelo (89º lugar); Elise Penedo (109º), Milena Nagamine (137º) e Gisela Batista (139º). Neste Mundial, o conjunto ficou em 20º lugar.

A ginástica rítmica foi reconhecida pelo COI em 1984 e introduzida nos Jogos Olímpicos daquele ano em Los Angeles como esporte de demonstração. O Brasil esteve representado pela ginasta Rosane Favila, que obteve 35,650 pontos na fase classificatória, com o 24º lugar, mas não conseguiu ir para a final. Em Barcelona-1992, Marta Schonharst conseguiu a 41ª colocação, entre as 43 ginastas que disputaram o evento. Nas Olimpíadas de Sydney, em 2000, foi a vez da estréia do conjunto do Brasil, que ficou em 8º lugar. Outra grande conquista do Brasil na Ginástica Rítmica foi a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, Canadá, em 1999, e, neste ano de 2003, o bicampeonato nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. Até hoje, foram realizados 26 campeonatos mundiais de Ginástica, que começaram a ser realizados pela FIG a partir de 1963.