Longa metragem ''De Passagem'' foi o vencedor do 31º Festival de Gramado

24/08/2003 - 19h23

Porto Alegre, 24/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - O longa metragem "De Passagem" do diretor Ricardo Elias, foi o grande vencedor do 31º Festival de Gramado – Cinema Brasileiro e Latino, encerrado na madrugada deste domingo em Gramado, na serra gaúcha. O drama "De Passagem" levou seis dos 14 Kikitos distribuídos aos concorrentes brasileiros: melhor filme, diretor, ator coadjuvante e roteiro, além do prêmio especial da Crítica.

Pelo filme, "Noite de São João", Marcelo Serrado levou o Kikito de melhor ator e Dirá Paes, de melhor atriz coadjuvante. O filme de Sérgio Silva, também ficou com os prêmios de fotografia e música. Maria Fernanda Cândido, foi a melhor atriz por sua atuação como Capitu em "Dom", de Moacyr Góes. O longa "O Preço da Paz", de Paulo Morelli, ficou com os Kikitos de melhor montagem e direção de arte e foi o preferido do Júri Popular. "Apolônio Brasil, Campeão da Alegria", de Hugo Carvana, recebeu o prêmio especial do Júri.

Da mostra latina, o longa metragem "Los Lunes al Sol" obteve os prêmios de melhor filme, melhor ator, melhor direção. O filme do espanhol Fernando Leon de Aranoa e o prêmio da crítica. Mercedes Sam Pietro levou o Kikito de melhor atriz, por sua atuação no filme argentino "Lugares Comunes". O longa uruguaio "Corazon de Fuego" ganhou os prêmios especiais do Júri e do Júri Popular.