Anann sobrevoa o Rio e diz que sua intenção é continuar a luta pela paz no mundo

24/08/2003 - 19h51

Rio, 24/8/2003 (Agência Brasil - ABr) -O secretário-geral da ONU, Kofi Annan e sua equipe sobrevoaram hoje a cidade do Rio de Janeiro e almoçaram em um restaurante com vista para a Baía de Guanabara. O sobrevôo pelos principais pontos turísticos do Rio foi feito em companhia do vice-governador Luiz Paulo Conde. Após o encontro, Conde disse que a grande preocupação do líder da ONU, no momento, é montar uma tropa de paz com representantes de vários países para uma transição menos traumática no Iraque. A intenção de Annan, é continuar a luta pela paz, travada no mundo por seu representante-especial no Iraque, Sérgio Vieira de Mello, morto em atentado terrorista em Bagdá.

Kofi Annan disse a Conde ter ficado emocionado com o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no velório de Sérgio Vieira de Mello, especialmente quando ele se dirigiu a família do diplomata.

De acordo com o vice-governador, Kofi Annan se disse muito preocupado com a situação na Palestina e África: "A nossa conversa foi em cima de problemas graves da humanidade, mas em ambiente de relaxamento, com um sobrevôo de uma hora e 10 minutos pela orla marítima do Rio e Niterói e um almoço com vista para o Pão-de-Açúcar com representantes da África, Suíça e Suécia que visitaram pela primeira vez o Rio" – explicou.