Itamaraty divulga roteiro do vôo que trará corpo de Vieira de Mello ao Brasil

20/08/2003 - 23h02

Brasília, 20/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota há pouco, confirmando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pôs à disposição da família de Sérgio Vieira de Mello o avião da Força Aérea Brasileira para o traslado de seu corpo.

"Nesse sentido", afirma a nota, "o ministro das Relações Exteriores designou o embaixador Adolf Westphalen, diretor-geral de Assuntos Consulares, Jurídicos e de Apoio a Brasileiros no Exterior, e o conselheiro Carlos Roberto Penna, subchefe do gabinete do ministro, para integrar missão especial. A missão partirá hoje, às 22h30, de Brasília para Bagdá, com escala em Genebra, para embarque da viúva e dos filhos de Sérgio Vieira de Mello".

Em Bagdá, onde o avião deverá chegar na sexta-feira, dia 22, serão recebidos os corpos de Sergio Vieira de Mello e, a pedido das Nações Unidas, de cinco outros funcionários da representação da ONU no Iraque, "caso se confirme autorização das respectivas famílias", informa o documento. Nesse caso, na rota de regresso ao Brasil, o avião fará nova escala em Genebra para o desembarque dos corpos dos cinco funcionários, partindo em seguida para o Rio de Janeiro, onde deverá chegar, em princípio, no dia 23, sábado, em horário a ser determinado.

Após as homenagens que serão prestadas a Sergio Vieira de Mello no Rio de Janeiro, o corpo retornará em avião da FAB a Genebra, de onde seguirá, por desejo expresso da víúva e dos filhos, para a cidade de Thonon, na França, para ser enterrado.

IDM