BB fecha parceria com bancos portugueses para facilitar exportações para países africanos

07/08/2003 - 9h46

Johannesburgo (África do Sul), 7/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Banco do Brasil firmou convênio com os bancos portugueses Caixa Geral de Depósito e Espírito Santo a fim de que clientes brasileiros utilizem a estrutura dessas duas instituições nos países de língua portuguesa e na África do Sul. Com isso, poderão movimentar suas contas do Banco do Brasil e, por tabela, facilitar negociações comerciais. De acordo com o diretor regional do Banco do Brasil para a Europa, Osanan Barros, o acordo viabilizará, principalmente, maior agilidade nos trâmites para as exportações brasileiras.

A Caixa Geral de Depósitos atenderá os clientes brasileiros em Moçambique, na África do Sul, em Cabo Verde e em São Tomé e Príncipe. Já o Banco Espírito Santo permitirá operações em Angola. "O que atrapalha o negócio no comércio exterior é o desconhecimento entre as partes. O Banco do Brasil poderá entrar no negócio dando garantia ao importador e ao exportador, com o risco BB financiando negócios em maior vulto", comentou Osanan.

Líder do financiamento das exportações brasileiras, o Banco do Brasil também tem parceria com a Agência de Promoção das Exportações (Apex), com financiamento de feiras e exposições, além de ser agente do governo para o Programa de Incentivo às Exportações (Proex) e de repassar o financiamento do BNDES-EXIM.

O banco possui ainda o Balcão de Comércio Exterior, voltado para empresas de pequeno e médio porte. Pela Internet, em qualquer lugar do país, a empresa pode processar toda a cadeia de exportação reduzindo custos. O endereço eletrônico é www.bb.com.br. O convênio entre o Banco do Brasil e os bancos portugueses foi lançado oficialmente ontem, durante a rodada de negócios da missão brasileira na África do Sul.

Essa iniciativa do Banco do Brasil vai ao encontro da intenção brasileira de incrementar o intercâmbio comercial com os países africanos. Com a África do Sul, por exemplo, a meta é duplicar as transações até o ano de 2006.

* A repórter viajou à Africa do Sul a convite da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex).