Chanceler indiano propõe acordo para fortalecer países em desenvolvimento

05/06/2003 - 23h30

Brasília, 5/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro das Relações Exteriores da Índia, Yashwant Sinha destacou hojea formação de um acordo de cooperação modelo com o Brasil, e também com o Mercosul, para fortalecer os países em desenvolvimento perante fóruns comerciais como a Organização Mundial do Comércio. "O objetivo é formar um acordo de cooperação Sul-Sul, bilateral ou com o Mercosul de forma concreta, que seja modelo para os outros países. A participação da África do Sul é fundamental, porque o país tem o papel de condutor entre as relações da América do Sul e a Índia", explicou o ministro que amanhã retoma as discussões comerciais com representantes do Brasil e da África do Sul.

Durante a reunião com o Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, ele confirmou ainda a assinatura do acordo de livre comércio com o Mercosul previsto para o próximo dia 18, na reunião de cúpula do bloco em Assunção. "A perspectiva de cooperação entre países da América do Sul e a Índia é inédita. É importante para fortalecer o intercâmbio com os países desenvolvidos em geral", argumentou o ministro indiano.

É a primeira vez que um ministro chanceler indiano visita o Brasil, desde que os dois países começaram a estabelecer relações em 1948, mas sempre tiveram relacionamentos comerciais avançados. A promoção das relações culturais, comerciais e sociais entre o Brasil e a Índia foi um dos pontos mais discutidos durante a reunião. Para o diretor-geral do Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Mário Vilalva é essencial que os países se conheçam para evitar receios. "Existe a necessidade de encontrar formas e meios de aumentar o conhecimento mútuo, porque só haverá negócio se a prática comercial dos dois países for conhecida mutuamente", disse Vilalva, que também participou da discussão.

Segundo ele, as exportações brasileiras para o país asiático se intensificaram nos últimos dois anos, principalmente devido à exportação de petróleo e à importação de óleo diesel na contrapartida. Em 2002 o valor total das trocas comerciais chegou US$ 1,2 bilhão. Além do petróleo, a Índia também está interessada em setores bem desenvolvidos no Brasil, como a tecnologia de informação utilizada pelos bancos, a biotecnologia e também a aquisição de aeronaves para o incremento do projeto de defesa do país.

Durante a entrevista coletiva, o Yashwant Sinha ressaltou ainda temas políticos como a garantia do respeito à democracia na ONU, com a abertura para participação de representantes permanentes dos países em desenvolvimento no Conselho de Segurança. O ministro indiano esteve reunido também com o Ministro da Saúde Humberto Costa para discutir sobre às exportações de medicamentos para a fabricação de genéricos, além da troca de experiências sobre programas de atendimento médico que são realizados nos dois países.

Amanhã os chanceleres do Brasil, embaixador Celso Amorim; da África do Sul, Nkosazana Dlamini-Zuma e da Índia, Yashwant Sinha se reúnem para o encontro trilateral que discutirá as afinidades de posicionamento dos três países sobre política externa, cooperação técnica e científica. (Marina Domingos)