Mares Guia: recuperação de estradas vai alavancar turismo

15/05/2003 - 0h32

Brasília, 14/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, defendeu, há pouco, a recuperação das rodovias brasileiras para alavancar o turismo nacional. Segundo ele, 42% dos turistas estrangeiros chegam ao país pelas estradas. Ele participa de jantar promovido para parlamentares e autoridades governamentais pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), que comemora 50 anos de existência.

No discurso do presidente da ABAV, Tasso Gadzanis, e de parlamentares, foi destacada a ousadia das metas do Plano Nacional do Turismo, lançado pelo governo federal no último dia 29. Em quatro anos, o governo pretende atrair 9 milhões de turistas por ano – três vezes mais que a quantidade atual –, gerando 1,2 milhão de empregos.

"Nove milhões de turistas não é uma meta extraordinária. Ela só seria impossível se continuássemos fazendo o mesmo que vinha sendo feito. Atingir esses objetivos vai depender da nossa união, o que nos amarra é o nosso entusiasmo e o que nos localiza é esse plano que tem que ser nosso e não do governo", respondeu Walfrido.

O ministro apresentou os dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), divulgados ontem, que revelam a importância do setor. Há 50 anos, 25 milhões de pessoas viajavam pelo mundo. Hoje, são 715 milhões e a projeção para 2010 é de mais de 1 bilhão de turistas. No ano passado, o segmento movimentou US$ 483 bilhões.

No jantar oferecido pela Abav, foi entregue a edição atualizada do informativo "O que os parlamentares e autoridades de governo devem saber sobre o Turismo". A publicação informa que o turismo é responsável por 10,2% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Em todo o mundo, um em cada 13 empregos está ligado ao turismo.

"Estamos diante de fatos que nos levam a refletir que o turismo é uma alavanca do desenvolvimento econômico e social", afirmou o ministro. Foi o que o governo brasileiro finalmente reconheceu com a criação de uma Pasta específica para a questão.

Essa iniciativa foi elogiada pelo presidente da ABAV, Tasso Gadzanis, e pelos parlamentares que presidem as comissões e subcomissões do Congresso Nacional sobre o assunto, entre eles, o senador Paulo Octávio (PFL-DF). "O turismo já esteve ligado aos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Exterior; e, por último, ao Ministério dos Esportes. Ganharemos muito com essa iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva", observou Gadzanis.