Pinguelli: momento não é adequado para discutir construção de Angra III

12/05/2003 - 20h56

Rio, 12/05/2003 (Agência Brasil – ABr) – A construção da Usina de Angra III é viável do ponto de vista técnico e econômico, mas este não é o momento adequado para se discutir o assunto. A afirmação foi feita hoje, no Rio, pelo presidente da Eletrobrás, holding que controla a Eletronuclear – responsável pela operação das usinas de Angra I e II – Luiz Pinguelli Rosa.

Ele garante, porém, que a unidade só será construída se for em parceria com a iniciativa privada, concordando com a ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, quando ao fato de que a Eletrobrás não têm os US$ 1,6 bilhões necessários à conclusão do empreendimento.

"É preciso ficar bem claro que este é um assunto para ser discutido no ano que vem, depois de resolvidos os entraves existentes no setor elétrico brasileiro. Hoje, se o assunto vier à tona, Angra III não seria construída, pois a Eletrobrás não tem os recursos necessários para a conclusão da obra e a ministra já inclusive falou sobre isto. Deve-se lembrar, também, que há outras partes interessadas, como os alemães e franceses. E há, ainda, os equipamentos: são cerca de US$ 700 milhões já adquiridos pelo governo e que podem acabar sendo a contrapartida no empreendimento", explicou. (Nielmar de Oliveira)