Celso Amorim começa a cumprir agenda amanhã em Angola

04/05/2003 - 18h38

Brasília, 4/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, começa a cumprir agenda amanhã (5) em Luanda, capital da Angola, o terceiro país que o chanceler visita. Na quarta-feira (7), ele vai à África do Sul e na sexta-feira (9), termina o seu roteiro africano na Namíbia.

Hoje, ele foi recebido pelo presidente de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes, na visita que faz a seis países da África, em preparação à viagem ao continente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, provavelmente no início de agosto. O chanceler brasileiro se encontrou também com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mateus Meira Rita.

O governo de São Tomé e Príncipe pediu ao governo brasileiro cooperação técnica para o plantio de cacau e de dendê, além da concessão de bolsas para estudantes de pós-graduação e assessoramento para implantar o Programa Bolsa-Escola nos moldes em que funciona no Brasil.

O ministro acertou também a ida da missão da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que prestará colaboração técnica de gestão do petróleo, produto que o país atualmente explora em sua plataforma marítima em parceria com a Nigéria e o Gabão. As informações são da Assessoria de Comunicação do Ministério das Relações Exteriores.