Presidente Lula entrega no Pará os primeiros cartões-alimentação do Fome Zero

03/04/2003 - 22h51

Brasília, 03/04/2003 (Agência Brasil – ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura nesta sexta-feira, em Barcarena (a 70 quilômetros de Belém), a terceira linha de produção da Alumina do Norte do Brasil S/A (Alunorte), que elevará a quantidade de alumínio produzido pela empresa em 50% (1,6 milhão de toneladas por ano, para 2,4 milhões toneladas/ano). A informação é da assesoria de imprensa da Alunorte. Em 2002, a empresa exportou 730 mil toneladas de alumina e, com a entrada em operação da terceira linha, a previsão é de exportar 1.400.000 toneladas em 2003. O presidente será recebido na Base Aérea de Belém pelo governador do Pará, Simão Jatene.

A Alunorte completa o pólo de produção de alumínio da Companhia Vale do Rio Doce, juntamente com as empresas Mineração Rio do Norte (MRN), localizada em Trombetas, e Albrás, também situada em Barcarena. A Alunorte utiliza o processo Bayer para transformar a bauxita em alumina. Este processo foi descoberto no final do século XIX, pelo químico austríaco Karl Joseph Bayer. A empresa gera atualmente 625 empregos diretos.

Ainda segundo a assesoria de imprensa, a terceira linha também considerou a preocupação da Alunorte com o meio ambiente, aprimorando o controle ambiental já realizado pela empresa, que mantém um cinturão verde de 3.500 hectares, próximo à fábrica. A possibilidade de aproveitamento da lama vermelha, resíduo da produção da alumina, na indústria cerâmica, já foi inclusive premiada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja às 8h para Belém, onde desembarca às 10h20. Em seguida, a comitiva presidencial vai de helicóptero para Barcarena, e às 11h10, visita as instalações do Porto da Vila do Conde, da Albrás e da Alunorte. Às 12h, ele participa da cerimônia de inauguração da terceira linha de cadeia de produção da Alunorte, refinaria de alumina da Vale do Rio Doce.

Após almoçar nas instalações da Alunorte, o presidente da República retorna para Belém, para participar às 16h da cerimônia de apresentação dos programas "Sementes do Amanhã" e "Escola-Circo", e entrega dos três primeiros cartões-alimentação do Programa Fome Zero a famílias de Belém. Às 17h30, a comitiva presidencial embarca para Brasília, com chegada prevista na Base Aérea às 19h.