Comitê anuncia ganhadores do diploma Bertha Lutz

29/03/2003 - 9h29

Brasília, 29/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - Raimunda Gomes da Silva, Nazaré Gadelha, Emília Fernandes, Nair Gomes de Castro e Sueli Carneiro foram as cinco mulheres escolhidas para receber o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, que premia anualmente personalidades femininas que se destacam na luta pelos direitos da mulher. O prêmio foi entregue esta semana no Senado.

As escolhidas foram nomeadas pelo conselho do Diploma, presidido pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). A senadora destacou a dificuldade para selecionar cinco nomes, entre os 32 avaliados. Para Serys, todas as indicadas mereceriam prêmios. Cada um dos sete senadores presentes indicou cinco nomes. A coincidência nas escolhas foi grande e isso significa que os currículos falam por si, disse Serys.

Raimunda Gomes da Silva, que recebeu quatro votos, é quebradeira de babaçu no Tocantins. Nascida no Maranhão, é diretora da Secretaria da Mulher Rural Extrativista, do Conselho Nacional dos Seringueiros-Mulher, sendo porta-voz de 400 mil trabalhadoras rurais extrativistas. Emília Fernandes, que também recebeu quatro votos, foi senadora, coordenadora da bancada feminina do Congresso Nacional e hoje é secretária especial de Políticas para as Mulheres.

Nair Jane de Castro Lima também foi agraciada com quatro votos dos senadores presentes. Empregada doméstica, Nair é moradora do Rio de Janeiro e ocupou diversos cargos no movimento sindical e em entidades de defesa dos direitos femininos. A advogada Nazaré Gadelha teve três votos e receberá o diploma Bertha Lutz por sua atuação na defesa dos direitos humanos. Ela é coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Diocese (CDDHD) do Acre e já recebeu diversas ameaças de morte por seu trabalho.

Finalizando a premiação, foi indicado o nome de Sueli Carneiro, paulista moradora do Distrito Federal que se destacou no movimento de defesa das mulheres e dos negros. Fundadora do Geledés Instituto da Mulher Negra, ocupa desde 1988 os cargos de coordenadora executiva e coordenadora do SOS Racismo.

O Conselho Mulher-Cidadã Bertha Lutz, instalado no último dia 12, tem como vice-presidente o senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC) e conta ainda com os senadores Augusto Botelho (PDT-RR), Iris de Araújo (PMDB-GO), Roseana Sarney (PFL-MA), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Papaléo Paes (PTB-AP), Magno Malta (PL-ES) e Patrícia Saboya (PPS-CE).