Ceará assume compromisso para erradicar analfabetismo

25/03/2003 - 23h18

Brasília, 25/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os 184 secretários de Educação do Ceará participaram hoje, em Fortaleza, com o ministro da Educação, Cristovam Buarque, do lançamento do projeto Alfabetização é Cidadania, do governo do estado. Cristovam pediu aos secretários que façam da alfabetização uma bandeira de luta e destacou o fato de o Ceará sair na frente na abolição da escravatura no Brasil, que ocorreu no dia 25 março de 1884, quatro anos antes da data nacional, 13 de maio de 1888.

O estado receberá uma contrapartida de R$ 18 milhões do Ministério da Educação para alfabetizar 200 mil jovens e adultos este ano. A meta é erradicar o analfabetismo nos próximos quatro anos em pelo menos 70 municípios. Isso representará uma redução à metade do índice de analfabetismo que, de acordo com o Censo 2000, é de 26,5%, num total de 1,3 milhão de analfabetos com mais de 15 anos.

Antes do lançamento do programa, o ministro reuniu-se, na Assembléia Legislativa do Ceará, com uma série de lideranças do estado, do sindicato dos professores, dos estudantes universitários e secundaristas, parlamentares e prefeitos. Ao falar sobre o programa de erradicação do analfabetismo, Cristovam destacou que o acesso à universidade começa pela alfabetização.