Bush dá ultimato de 48h para que Saddam deixe o Iraque

17/03/2003 - 23h56

Brasília, 17/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - Em mensagem à nação, nesta segunda-feira à noite, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deu ultimato de 48 horas para que Saddam Hussein e seus filhos deixem o Iraque se quiserem evitar uma guerra. A mensagem foi transmitida por rede nacional de televisão pouco depois de o presidente ter-se reunido na Casa Branca com os líderes da Câmara dos Representantes e do Senado.

Bush ressaltou que o Congreso dos Estados Unidos lhe concedeu autorização desde os atentados de 11 de setembro para uso da força se necessário. Disse também que as resoluções 678 e 687 do Conselho de Segurança da ONU autorizavam igualmente os Estados Unidos ao uso da força, se o regime iraquiano não se desfizesse de seus arsenais de armas de destruição em massa.

O presidente pediu às forças iraquianas que não lutem e não destruam os poços e instalações de petróleo no Iraque, caso haja uma ação militar. E advertiu para as consequências do uso de armas químicas ou biológicas. "Não lutem por um regime moribundo que não vale suas próprias vidas", disse Bush. "Não destruam os poços de petróleo, que são fonte de riqueza do povo iraquiano", acrescentou.

Referindo-se ao uso de armas químicas ou biológicas, Bush afirmou que nenhum militar poderá alegar ter recebido ordens para usá-las e quem o fizer responderá por esse crime. (Fonte: site da CNN)