Fórum define datas para encontros nacionais e regionais de educação

18/02/2003 - 21h50

Brasília, 18/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os participantes do Fórum Brasil de Educação, que começou hoje, em Brasília, definiram as datas das quatro reuniões nacionais e das cinco reuniões regionais que serão realizadas este ano. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), com apoio do Ministério da Educação e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Projeto de Educação Nacional - desafios e políticas será o tema geral dos encontros.

As conclusões serão encaminhadas ao Mec, como recomendação de políticas públicas a serem adotadas em todos os níveis de ensino. Os participantes querem que tudo aconteça o mais rápido possível. Para isso, foram unânimes em simplificar suas atividades para evitar tropeços e entraves burocráticos.

As deliberações das reuniões, por exemplo, serão feitas por e-mail para que os participantes possam fazer correções e observações até que se chegue a um consenso. Outra unanimidade entre eles foi focar as discussões na realidade de um Brasil que está pobre, como lembrou a conselheira do CNE, Rose Neubauer.

Os encontros nacionais acontecem em Brasília, na sede do CNE, nos meses pares. O primeiro será no dia 8 de abril. Os outros estão marcados para 3 de junho, 5 de agosto, 7 de outubro e 2 de dezembro. Os regionais, que abordarão a inserção das propostas nacionais de acordo com as características e carências das respectivas localidades, ocorrerão nos meses ímpares. O primeiro será em Salvador (BA), nos dias 19 e 20 de março. Os das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul ocorrerão, respectivamente, nos meses de maio, julho, setembro e novembro.