Eletrobrás não vai perdoar dívidas dos estados, diz Pinguelli Rosa

11/02/2003 - 6h39

Rio, 11/02/2003 (Agência Brasil – ABr) – A Eletrobrás é a controladora de um grupo de empresas que tem de se tornar lucrativa para gerar investimentos e, por isto mesmo, nós não vamos perdoar dividas de ninguém. A afirmação foi feita ontem pelo presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, descartando qualquer possibilidade de a estatal vir a perdoar dívidas dos estados com a controladora.

"Nós não vamos perdoar as dívidas. Somos um grupo de empresas que tem de se tornar lucrativo para realizar investimentos. Existem vários tipos de questões: municípios pobres com dificuldades enormes. Parece-me prioritário que os governos estaduais, com o apoio do Tesouro Nacional, e naturalmente com o nosso aporte relativo, mas não exclusivo, equacionem este problema. E há outras questões, como as que envolvem empresas que não pagam a energia que consomem. Isto terá que ser feito", assinalou.

Pinguelli Rosa garantiu que a Eletrobrás está em contato com um escritório de advocacia para verificar como cobrar. "Não é só o Brasil que tem de pagar a sua dívida no exterior. O exterior também tem de pagar a sua dívida para com o Brasil. É preciso sanear a casa. Existem dívidas que se perpetuaram, empresas que antes eram estaduais e foram federalizadas e outras privatizadas. Enfim, uma verdadeira bagunça financeira. Nós estamos trabalhando para pôr a casa em ordem, sanear o grupo Eletrobrás", afirmou.

Pinguelli salientou, ainda, que a crise financeira vivida pelo setor é tão grande que até a "pérola da coroa", no caso Furnas Centrais Elétricas, considerada "uma empresa exemplar", enfrenta dificuldades para fechar o caixa de fevereiro e teve que recorrer à controladora.