FUST será utilizado na educação

29/01/2003 - 21h48

Brasília, 29/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro das Comunicações, Miro Teixeira e o ministro da Educação, Cristovam Buarque definiram hoje, no Ministério das Comunicações, uma parceria para aplicar o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), criado há dois anos, na educação. "Casar o processo e o uso do computador na escola, em princípio, é nossa meta", esclarece Cristovam Buarque. Segundo ele, o Ministério das Comunicações garantirá o equipamento e o MEC, a formação de professores.

"O papel do Ministério da Educação é fazer com que o professor aprenda a manusear o computador e ter prazer no que faz. O objetivo do programa é ampliá-lo, mas seu núcleo será sempre a educação", afirma o ministro da Educação. O programa será coordenado pelo Secretário da Educação a Distância, João Carlos Teatini.

Cristovam Buarque acredita que é mais fácil alfabetizar no computador do que no sistema convencional. "Queremos usar isso até mesmo na alfabetização".

Na próxima sexta-feira (31), os ministros Cristovam Buarque e Miro Teixeira voltam a se reunir para estabelecer o cronograma para uma ação rápida: um mês de licitação e noventa dias para iniciá-lo e, em paralelo, a preparação do educador.

Hoje, o FUST tem R$ 2,2 bilhões acumulados, mas "o orçamento para 2003 ainda não foi definido" ressalta o ministro da Educação. O responsável para recolher esse dinheiro é a ANATEL- Agência Nacional de Telecomunicações, informou a assessoria de imprensa do Ministério das Comunicações.