Ibama multa primatólogo Rosmalem em R$ 5 mil

16/07/2002 - 21h28

Brasília, 16 (Agência Brasil - ABr) - O pesquisador visitante do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA, Marcus Maria von Rosmalem, foi multado hoje pelo Ibama do Amazonas em R$ 5 mil. Rosmalem foi flagrado no último domingo no município de Barcelos - a cerca de 450 quilômetros de Manaus - ao tentar retirar da floresta e transportar sem autorização legal do quatro macacos: um guariba (Alouatta senícola), um macaco-de-cheiro (Samiri sp), um uacari-preto ( Cacajao melanocephalus) e outro cuja espécie ainda não estava descrita.

O crime está previsto no artigo 29 na Lei 9.605 e no artigo 11 do Decreto 3.179. Além da multa, o primatólgo deverá também responder a um processo penal, conforme determina a Lei de Crimes Ambientais, informou o gerente executivo do Ibama em Manaus, José Lelande Barroso.
Segundo ele, os primatas apreendidos com o pesquisador chegaram a Manaus com sintomas de desidratação e encontram-se sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres-Cetas e acompanhados clinicamente por um veterinário do Centro de Proteção de Primatas Brasileiros.O macaco cuja espécie não estava descrita morreu antes de sair de Barcelos.
IDM