Amaral agenda encontros com empresários para tratar de fornecimento de álcool

11/07/2002 - 22h17

Brasília, 11(Agência Brasil – ABr) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Sérgio Amaral vai iniciar na próxima semana uma série de encontros com empresários da área de produção de álcool para discutir a garantia do fornecimento do produto, como combustível para os automóveis, dentro da idéia de reativação do Proálcool. Na segunda-feira (15), Amaral conversará, em Pernambuco, com usineiros e associações de plantadores a questão, devendo depois manter encontro semelhante em São Paulo.

Em entrevista à TV a cabo da Radiobrás, a NBR Nacional, esta noite, Sérgio Amaral destacou que a delegação japonesa que esteve em Brasília na semana passada acenou com a possibilidade do Japão passar a misturar álcool à gasolina, alternativa que está sendo estudada naquele país, mas impondo como condição para começar a comprar, a garantia de fornecimento do produto.

Ele acha que essa garantia tem que ser dada exatamente pelos setores ligados ao plantio e à indústria do álcool. Mas, futuramente, o governo poderá utilizar a aplicação de alíquotas sobre a exportação se os empresários não cumprirem o compromisso de abastecimento interno ou de exportar para aqueles países que fizeram contratações de determinados percentuais. Da mesma forma, caso o preço do petróleo baixe no mercado internacional, pode-se aumentar a alíquota sobre importação, controlando o diferencial de preço.

O Brasil, segundo acentuou o ministro, não pode ficar inerte quando muitos países do mundo começam a despertar interesse pelo uso do álcool como combustível. "Temos larga tradição na questão na indústria automobilística, temos tecnologia e uma eficiente rede de distribuição, por isso temos que explorar esse segmento", assinalou Sérgio Amaral.

A China está construindo um programa para fabricação de álcool, a Índia quer adquirir tecnologia e know how sobre o assunto, mencionou Sérgio Amaral, acrescentando que os Estados Unidos já produzem hoje 50% do volume de combustíveis que o Brasil utiliza para adicionar à gasolina.