Festival de Pamplona começa com pelo menos sete feridos

07/07/2002 - 15h21

Brasília, 7 (Agência Brasil - ABr/CNN) - Sete pessoas ficaram feridas neste domingo, no início do festival anual de touros de Pamplona, na Espanha. Cerca de dois mil corajosos correram na frente de 12 touros, arriscando-se a ser atacados neste que é o mais famoso evento do tipo no mundo. Três pessoas – incluindo uma norte-americana de 19 anos e um australiano de 20 – foram levados para um hospital após se machucarem durante a corrida.

Outras três pessoas receberam tratamentos para cortes e contusões devido a quedas. Um britânico na faixa dos 30 anos recebeu uma pancada no rosto, segundo um porta-voz de um pronto-socorro. Vários touros escorregaram e caíram nas ruas cobertas de orvalho, o que praticamente dobrou o tempo de duração da brincadeira. Comentaristas de televisão consideraram o evento deste ano mais perigoso do que de costume porque as ruas estavam cheias e alguns touros se desgarraram do rebanho.

O festival de Pamplona – imortalizado pelo escritor norte-americano Ernest Hemingway – tradicionalmente inclui um intenso consumo de bebidas alcoólicas. A prática da passagem dos animais pela cidade começou em 1591, com a necessidade de transferir os touros da zona rural para a arena de touradas. No século 17, os mais ousados tiveram a idéia de correr na frente dos animais. Desde 1924, já houve 13 mortes nos oito dias de evento. A mais recente vítima fatal foi um norte-americano, morto a chifradas em 1995.

Dois dias antes do início do festival, representantes do grupo Pessoas pelo Tratamento Ético aos Animais realizaram um protesto correndo nus pelas ruas de Pamplona. Após o festival, os touros são levados para uma arena, na qual são normalmente mortos numa tourada.

As informações são da CNN com Associated Press e Reuters.