Scolari volta para agradecer à santa de sua devoção

01/07/2002 - 21h58

Porto Alegre, 1º (Agência Brasil - ABr) - Antes de ambarcar para a Coréia e para o Japão, o treinador da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, esteve no Santuário Nossa Senhora do Caravaggio. Devoto fervoroso da santa, Scolari pediu-lhe proteção e benção, prometendo que voltaria para agradecer a participação na Copa do Mundo, independente do resultado. O Santuário fica localizado entre os municípios de Farroupilha e Caxias do Sul, na serra gaúcha, a 130 quilômetro de Porto Alegre.
 
Por  várias vezes Felipão já percorreu a pé, como é costume entre os fiéis, o percurso entre o centro de Farroupilha (11 quilômetros ) ou entre Caxias do Sul e o santuário (18 quilômetros). Após a conquista do penta pelo Brasil, muitos fiéis estão se deslocando até o Santuário para agradecer a conquista.
 
Segundo o reitor do Santuário, Padre Volmir Comparim, 900 mil  pessoas visitaram Caravaggio, ano passado. Ele lembra que Luiz Felipe prefere prestar sua homenagem em recolhimento espiritual pessoal. Desta vez, entretanto, muitos torcedores se preparam para acompanhar o treinador do penta  até Caravaggio, o que poderá transformar a  caminhada em uma grande romaria.
 
A devoção a Nossa Senhora do Caravaggio no Brasil começou com a chegada dos imigrantes italianos, em 1876. Inicialmente, com a construção de uma pequena capela, depois, uma igreja. Em 1963 foi concluída a construção da nova edificação, com a visita de 500 mil pessoas. Na previsão do  padre Volmir, mais de um milhão de pessoas visitarão o santuário, este ano.
 
Nossa Senhora recebeu o nome de Caravaggio da região que tem esse nome, na Itália, próxima à Bérgamo. Ali, ela teria aparecido, em 1432, para uma mulher de nome Joaneta Varolli, à qual pediu que se rezasse pela paz, em função da guerra que era travada entre o Ducado de Milão  e a República de Veneza. E muitas batalhas estavam acontecendo em Caravaggio onde ocorreu a aparição. Logo após, foi assinado o tratado de paz. E no  local  da aparição, surgiu uma fonte de água considerada milagrosa pelas curas  de pessoas doentes.
 
O padre Volmir considera que as pessoas que visitam o Santuário de Caravaggio têm conseguido reconstituir seus valores, renovar seus sonhos, encontrar o evangelho, repensar e retomar a adminsirtação de suas vidas e renovar seus sonhos.