Rússia e Cuba assinam acordos de cooperação em visita de primeiro-ministro russo à ilha

22/02/2013 - 15h49

Leandra Felipe*
Correspondente da Agência Brasil/ EBC

 

Bogotá – Em visita a Cuba, o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, assinou com o presidente cubano, Raul Castro, dez acordos de cooperação bilateral. Medvedev reuniu-se ainda com o líder cubano, Fidel Castro. O ex-presidente cubano afirmou na noite de ontem (21) que teve um encontro “fraternal e amistoso” com o primeiro-ministro russo. Medvedev chegou à ilha na tarde de quinta-feira, depois de ter se reunido com a presidenta Dilma Rousseff no Brasil.

No encontro com o governo cubano, o primeiro-ministro russo revisou antigos acordos feitos ainda no cenário da extinta União Soviética. Segundo o governo cubano, um dos acordos firmados tratou da regularização da dívida de Cuba com a Rússia, proveniente de créditos outorgados durante o governo soviético.

Entre os acordos está a cooperação técnica para a “exploração e utilização do espaço ultraterrestre para fins marítimos e a cooperação em matéria de medicina nuclear e produção de preparados radioativos para fins médicos”.

Além disso, Cuba e Rússia deverão cooperar nas áreas de educação, desde o ensino fundamental até o ensino médio profissionalizante. Na área de aviação, a Rússia apoiará Cuba para aumentar a frota de aviões da Corporação de Aviação Cubana S.A. No curto prazo, a ilha poderá alugar três aviões russos (AN-158) para “facilitar o transporte aéreo no país”.

Sobre o encontro entre Fidel e o primeiro-ministro russo, o governo cubano divulgou um comunicado oficial informando que os dois conversaram sobre a importância dos convênios firmados e  “sobre a situação alimentar no mundo e os perigos para a humanidade de uma alta de preços dos alimentos”.

Essa foi a segunda vez que Fidel e Medvedev se encontraram em Cuba. A primeira vez foi em novembro de 2008. O primeiro-ministro russo continua em Cuba até amanhã (23).
 

 

*Com informações da TV Estatal Telesur   //      Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil