Mestres da literatura vão integrar a programação da TV Escola

26/03/2002 - 20h43

Brasília, 26 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, e o secretário de Educação à Distância, Pedro Paulo Poppovic, lançam nesta quarta-feira, às 11h, no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, a série Mestres da Literatura, que estréia na TV Escola dia 1º de abril, na programação do Ensino Fundamental. São seis programas de 26 minutos cada, dedicados a grandes nomes da literatura brasileira: Literatura sem bijuterias - Graciliano Ramos; O mágico do reino das palavras - Guimarães Rosa; Um grito brasileiro - Lima Barreto; O múltiplo - José de Alencar; Um mestre da periferia - Machado de Assis; e Reinventando o Brasil - Mário de Andrade. Os vídeos relatam passagens da vida dos autores e o contexto em que criaram suas obras, enfocando seus trabalhos mais marcantes.

Produzida pela TV Escola e realizada pela TV PUC e pela Pólo de Imagens, a série é indicada para trabalhos com alunos da 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio. Os vídeos discorrem sobre a vida e a personalidade dos escritores, baseados em documentos, fotos, filmes e depoimentos de conhecedores da vida dos autores, registros audiovisuais dos locais favoritos e freqüentados por eles.

Os programas discutem uma obra específica de cada escritor, com leituras de passagens reveladoras sobre o livro, opiniões de críticos especializados no autor biografado e depoimentos de escritores ainda vivos que foram influenciados pelo autor. Quatro diretores participaram da série: Hilton Lacerda dirigiu os programas sobre Graciliano Ramos e Mário de Andrade; Mônica Simões foi responsável pela direção dos vídeos sobre Lima Barreto e Guimarães Rosa; Luiz Fernando Ramos dirigiu o programa de José de Alencar; e Daniel Augusto, o de Machado de Assis.

O diretor da TV Escola, Antonio Augusto Silva, explica que os programas não objetivam esgotar as informações sobre as obras e os autores selecionados. Ao contrário, pretendem inquietar o espectador e levá-lo à leitura do livro. "A série pode despertar o interesse do aluno por obras importantes e clássicas da nossa literatura, encorajando-o a ler os grandes escritores brasileiros", explica. Os títulos das obras escolhidas fazem parte do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) do Ministério da Educação e compreendem o conteúdo curricular de parte do ciclo do ensino fundamental e de todo ensino médio.

A biografia dos autores estará disponível a partir do dia 1º de abril no endereço da TV Escola na Internet: www.mec.gov.br/seed/tvescola, com textos pedagógicos escritos por especialistas e sugestões de atividades reflexivas para uso dos vídeos em sala de aula. Também estarão na página entrevistas com mais de 30 especialistas entre professores, críticos literários e parentes dos escritores. Essa é a primeira vez que a TV Escola integra sua produção à informática, e não será a última, de acordo com o coordenador-geral de aquisição e divulgação de programas educativos da TV Escola, Rogério Soares. Segundo ele, "a partir de agora, as novas produções terão conteúdos específicos na Internet", o que deve facilitar ainda mais o uso da TV Escola na prática pedagógica.

A TV Escola comemora seis anos aproximando o professor das novas tecnologias de comunicação e informação. Voltada inicialmente para o Ensino Fundamental, a TV Escola começou a produzir também programas para o Ensino Médio, em 1999. Hoje, o canal tem 14 horas diárias de transmissão, entre programas inéditos e reprises dirigidas a complementar a instrução dos professores e aprimorar o material usado em sala de aula.

Além da parceria com Estados e Distrito Federal, que já capacitou 170.041 professores, a TV Escola contribuiu, com o programa Salto para o Futuro, para a capacitação de 965.231 professores. O canal contém em seu acervo 3.576 vídeos, sendo 2.405 de origem estrangeira e 1.171 produzidos no Brasil. A TV Escola está presente em 56.770 escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de todo o País.