Presidente diz que relações do Brasil com Itália e Vaticano são boas

18/05/2002 - 16h50

Roma, 18 (Agência Brasil - ABr) – O presidente Fernando Henrique Cardoso já se encontra na Embaixada do Brasil na Itália, localizada na Piazza Navona, no centro histórico de Roma. Ele desembarcou hoje na Base Aérea de Ciampino e foi recebido pelo embaixador do Brasil junto ao governo da Itália, Andrea Matarazzo, e autoridades italianas e do Vaticano. O único compromisso do presidente hoje é um jantar privado na residência do embaixador Matarazzo.

Em conversa com jornalistas na Base Aérea, o presidente disse que as relações do Brasil com a Itália e o Vaticano são muitas boas. Sobre a canonização da Madre Paulina, amanhã (19), às 10h (5h, horário local), no Vaticano, ele disse que "os credos se sentem unificados diante de um fato desses transcendental".

Fernando Henrique disse que a canonização da Madre Paulina reforça as relações entre o Brasil e o Vaticano. "Reforça porque a Madre Paulina nasceu aqui (na Itália) e viveu no Brasil. As relações são muito boas", disse.

Perguntado sobre o que ele pediria à Madre Paulina, Fernando Henrique disse que pediria que ela "ajudasse nosso povo e ajudasse o mundo na paz. Eu acho que nós vivemos em um momento em que o mais importante para todos os povos, inclusive o brasileiro, é que haja paz. É isso que eu pediria".

Sobre a audiência que terá na segunda-feira (20), às 11h (horário local, 6h no horário de Brasília), com o papa João Paulo II, o presidente disse que o Santo Padre é que vai conduzir a conversa. "Certamente vamos conversar sobre questões do Brasil. As relações do governo brasileiro com o Vaticano são as melhores possíveis", acrescentou Fernando Henrique, que também manifestou a esperança de que a saúde do papa esteja melhorando.

Na segunda-feira, Fernando Henrique também vai se reunir com o presidente da Itália, Carlo Azeglio Ciampi, os presidentes do Senado, Marcello Pera, e da Câmara dos Deputados, Pierfernando Casini, o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Ângelo Solano, e empresários italianos.

O presidente disse que os encontros com empresários são sempre produtivos. Ele disse que a Itália hoje tem hoje "uma massa de investimentos muito grandes no Brasil e isso interessa ao Brasil". Fernando Henrique acrescentou que vai dizer aos empresários que "a despeito das inúmeras dificuldades pelas quais o país tem passado nós temos conseguido superá-las e que a economia brasileira está em bom caminho".