Ministério Público defende transferência de Beira-Mar para outro estado

11/09/2002 - 22h05

Rio, 11 (Agência Brasil - ABr) - Em nota oficial, o Procurador-Geral de Justiça do Rio José Muiñoz Piñeiro Filho lamenta os fatos que estão ocorrendo no presídio de segurança máxima Bangu 1, na zona oeste. Desde cedo, o chefe do Ministério Público vem acompanhando os acontecimentos, já tendo mantido contatos com a presidência do Tribunal de Justiça e o juízo da Vara de Execuções Penais (VEP).

O Ministério Público é favorável à exigência de imediata transferência do condenado Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar para outro estado da federação, que possua efetiva segurança máxima. O motivo é o evidente controle que o traficante possui sobre a maior parcela dos internos do Departamento do Sistema Penal (Desipe) e pela facilidade com que consegue controlar e liderar o tráfico de entorpecentes no Rio de Janeiro.

O documento diz ainda que "nas últimas semanas o Ministério Público vem denunciando publicamente o descontrole do sistema penal fluminense, sua ineficácia e o comprometimento de funcionários públicos nas regalias e vantagens dos presos, tudo a caracterizar a sua própria falência".

A nota esclarece ainda que "é do conhecimento do Ministério Público que a direção do Desipe foi informada, recentemente, que integrantes de duas facções criminosas, reunidos "estariam planejando resgate de presos" e que haveria derramamento de sangue.
Após os desfechos das ações que estão a ocorrer em Bangu 1, o Ministério Público examinará que outras providências adotará, encerra a nota do Procurador.